(18)3324-8283
Agendamento de consultas
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula existente no homem, localizada abaixo da bexiga e atravessada pela uretra. Ela é responsável pela produção de parte do esperma, líquido responsável pela nutrição e transporte dos espermatozóides até o óvulo. Portanto, a próstata é fundamental no processo da reprodução humana.
Quais as doenças mais frequentes da próstata?
A hiperplasia benigna (tumor benigno), o câncer (tumor maligno) e a prostatite (inflamação).
O câncer de próstata é comum?
Sim. O câncer de próstata é um dos tumores malignos mais frequentes e o câncer que mais afeta o homem após os 50 anos. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que no Brasil se diagnostique aproximadamente 40.000 novos casos por ano.
Eu não sinto nada… preciso fazer o exame?
O aspecto mais traiçoeiro do câncer de próstata, é que na fase inicial da doença, quando a lesão está localizada e existe maior possibilidade de cura, os sintomas são discretos ou ausentes.
Conclusão: a prevenção é a única forma de se fazer um diagnóstico precoce e possibilitar a cura.
Quando deve ser iniciada e como deve ser feita a prevenção?
Deve ser realizada anualmente a partir dos 45 anos ;
No caso dos pacientes com antecedentes familiares de câncer de próstata, a partir dos 40 anos de idade.
Próstata aumentada significa câncer?
Não! O aumento da próstata é aceitável com o passar da idade e é comum na grande maioria dos homens após os 50 anos. Conhecida como Hiperplasia Benigna da Próstata, é o aumento não canceroso que produz um estreitamento no canal da urina e sintomas como dificuldade de iniciar a micção, diminuição do jato, aumento da freqüência, gotejamento terminal, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e dor supra púbica ( dor no “pé da barriga”). Quando os sintomas se tornam incômodos, essa doença pode ser tratada clinicamente com medicações ou através de cirurgias que procuram desobstruir o “canal da urina”.
Lembrando que, para o diagnóstico do câncer não importa o tamanho da próstata, mas a sua consistência.
Se diagnosticado câncer, existe cura?
Quando o tumor é identificado na fase inicial, a cura é possível em 85 a 90% dos casos.
A cirurgia que retira a próstata, e com ela todo o tumor, é considerado a melhor opção; a radioterapia também pode ser uma alternativa eficaz.
Infelizmente a falta de informação e o preconceito fazem com que a grande maioria dos pacientes tenha diagnóstico tardio, reduzindo os índices de cura e aumentando a mortalidade.
O que é a prostatite?
A prostatite é a inflamação da próstata, muitas vezes relacionada a uma infecção bacteriana. Geralmente os pacientes apresentam sintomas como queda do estado geral, febre, calafrios, dor em baixo ventre e desconforto ao urinar. O tratamento nesses casos é clínico, com antibióticos e antiinflamatórios.
Agendamento de consultas
(c) Dr Claudio de Carvalho Villas Boas 2021 | Projeto inovaremacao.com.br