Litíase Renal - Pedra nos Rins

Os Cálculos renais ou “pedras nos rins” se formam em virtude da baixa ingesta de água, aumento de alguns sais minerais na urina, ou diminuição de algumas substâncias protetoras como o citrato.

Fatores nutricionais e genéticos ainda não muito bem esclarecidos favorecem o aparecimento dos cálculos.

Sedentarismo, obesidade, ocupações que expõem a altas temperaturas e grandes perdas através do suor aumentam o risco de formação das pedras.

O diagnóstico muitas vezes é feito de maneira incidental, como  “achado de exame” durante o ultrassom, por exemplo. Mas na maioria dos casos o paciente só descobre o cálculo quando sente a cólica renal; dor lombar de forte intensidade, que irradia para as porções mais baixas do abdome, associada a náuseas e vômitos.

Exames de imagem como ultrassom ou preferencialmente a tomografia computadorizada são fundamentais para o diagnóstico. O  tratamento se baseia  principalmente no tamanho das ‘pedras’, na sua localização e composição, e vai desde o simples acompanhamento clínico orientado, medicamentos para dissolver ou ajudar a eliminar os cálculos, até a fragmentação através da litotripsia extracorpórea ou do holmium laser. 

Quando se trata de cálculos, não muito diferente de quase tudo em medicina, o ideal mesmo é a prevenção. Através de orientações dietéticas, com aumento da ingestão hídrica e restrição de alguns alimentos específicos, mudanças comportamentais e até o uso de algumas medicações profiláticas.

Para os “produtores de pedras”  fica a dica: atenção à cor da urina;  amarela escura é um alerta de que a quantidade de água está insuficiente; deixe- a sempre bem clara!

(18)3324-8283

Agendamento de consultas

Leia o QRCode e adicione nosso contato em seu smartphone!

Como Chegar