Existe uma fase da vida do homem em que a diminuição na produção de testosterona (o hormônio masculino), pode trazer piora significativa na qualidade de vida. A esse processo damos o nome de DAEM – distúrbio androgênico do envelhecimento masculino, conhecido popularmente como “andropausa”.
Dentre os principais sintomas da andropausa estão a perda do interesse sexual, piora na qualidade das ereções, diminuição da força muscular, fraqueza, fadiga e irritabilidade.
O diagnóstico é clínico e laboratorial, com a identificação dos sinais e sintomas acima relacionados e dosagem no sangue da testosterona baixa.
O tratamento é feito através da reposição hormonal, que pode ser tópica através de gel transdérmico ou injetável intramuscular; quando bem indicada e aplicada corretamente, melhora a disposição, a função sexual e causa sensação de bem estar.
Importante: A reposição de testosterona não deve ser realizada em pacientes com níveis hormonais normais; deve ser discutido os riscos x benefícios, e durante a reposição hormonal é fundamental um acompanhamento urológico.
(18)3324-8283
Agendamento de consultas
Leia o QRCode e adicione nosso contato em seu smartphone!